PROJETO ENERSHARE (Jul/2022 - Jun/2025)
Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projecto ENERSHARE é formado por um consórcio de 29 parceiros de toda a União Europeia.
A visão do ENERSHARE assenta no desenvolvimento e demonstração de um European Common Energy Data Space para a implementação de serviços de intra-energia (electricidade, gás e outros) e de outros sectores além do energético.
Estes serviços pretendem-se interoperáveis e confiáveis, com a criação de um ecossistema privado para os possíveis participantes/stakeholders, como consumidores, agentes de negócio (de energia ou não) e operadores regulados, capaz de permitir a estes aceder, partilhar e reutilizar os dados disponíveis através de contratos/acordos voluntários e/ou obrigações legais (se a tipologia da sua operação o exigir), incluindo: (a) grandes fontes de dados actualmente fragmentados e dispersos, (b) serviços de baseados em dados para toda a cadeira de distribuição (áreas da energia e não-energia) e Digital Twins para várias finalidades.
O ENERSHARE irá alavancar-se, incorporar e adaptar-se ao sector energia através do paradigma de sistemas de Data Commons (i.e., Data Spaces, Data Pools), capaz de co-localizar infraestruturas de armazenamento, dados e computação com serviços e ferramentas comuns para análise e partilha de dados/serviços para um recurso partilhável e interoperável.
O projeto conta com a demonstração em pilotos de 7 países, com 11 use-cases para intra-electricidade, intra-energia e beyond-energy.
A participação do R&D Nester irá assentar-se maioritariamente em:
- Liderança do WP7 para o desenvolvimento de modelos de Governance e Negócio para o Energy Data Space;
- Liderança da tarefa 9.2 para a gestão da demonstração dos pilotos de intra-electricidade, nomeadamente em Espanha (Piloto 1), Portugal (Piloto 2), Itália (Piloto 5) e Finlândia (Piloto 6)
- Liderança do Use-Case A do piloto português, para a demonstração do valor da partilha de dados no Energy Data Space, particularmente alinhado com a visão dos Operadores das Redes de Transporte, e tirando partido do volume de dados behind-the-meter de clientes finais disponíveis no "Living Lab", da Smart Energy Lab (Lisboa).