Media

‹ VOLTAR

Participação da REN e R&D Nester no projeto europeu OSMOSE contribui para a melhoria da norma IEC 61850

 

Foi recentemente publicado o documento ‘IEC61850 ENTSO-E Profile introduction and Engineering Process Refinement' na página web do projeto europeu OSMOSE (Optimal System-Mix of Flexibility Solutions for European Electricity), do qual a REN e o R&D Nester são parceiros, integrados num consórcio de trinta e duas organizações.

O referido documento foi elaborado no âmbito da tarefa 7.1 (interoperabilidade), que explora as potencialidades da norma internacional IEC 61850 na comunicação entre dispositivos eletrónicos inteligentes (IEDs) existentes nas subestações, tais como relés de proteção, unidades de gestão de painel e unidades centrais. A interoperabilidade entre dispositivos é de extrema importância, pois permite que componentes do mesmo sistema possam ser adquiridos a fornecedores diferentes, com as inerentes vantagens técnicas e económicas.

Uma das características da referida norma é a existência de uma linguagem de descrição (SCL - System Configuration Language) que permite a configuração global dos sistemas de proteção, automação e controlo (PAC), ainda que envolvendo ferramentas de configuração de vários fabricantes, ou seja, também existe interoperabilidade entre ferramentas de configuração.

O propósito do documento é o de apresentar um processo de engenharia, ou seja, um conjunto de passos para a configuração do sistema PAC, desenvolvido pela equipa de projeto, e que constitui uma melhoria em relação ao que está definido na norma IEC 61850.

Este processo de engenharia contempla extensões à norma IEC 61850-6 (a parte da norma que define a SCL), que serão validadas numa plataforma de demonstração instalada no laboratório do R&D Nester a na qual estão instalados IEDs de vários fabricantes, tendo a especificação e configuração do sistema sido efetuadas por ferramentas independentes. Estão consideradas neste processo todas as fases de desenvolvimento de um projeto de um sistema PAC: normalização, especificação, procurement, configuração e instalação e comissionamento.

A equipa de projeto integrou o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho da ENTSO-E, que desenvolveu uma ferramenta de especificação capaz de gerar templates de funções e sinais, que serão, depois, importados por ferramentas de especificação e configuração. Por outro lado, os resultados desta tarefa serão comunicados à comunidade (organismos de normalização e industria), para que a norma IEC 61850 possa ser melhorada, com a correção de lacunas e ambiguidades.

Desta forma, os TSOs ficarão com a possibilidade de utilizar a norma IEC 61850, não apenas na fase de configuração dos sistemas PAC, mas podendo adicionalmente usá-la como suporte para a sua especificação e consequente procurement. Estes desenvolvimentos permitirão assim as eficiências técnicas e económicas referidas acima.

Ver todas as newsletters